A gestão financeira de uma empresa é fundamental para seu sucesso, portanto, ter um planejamento e controle do fluxo de caixa é básico e indispensável

Uma ótima ferramenta, principalmente para pequenos negócios controlarem seu financeiro e manter em ordem as contas, é a planilha de fluxo de caixa.

Aqui vamos mostrar suas vantagens, e principais funcionalidades para a gestão de um negócio e crescimento do mesmo.

O que é fluxo de caixa?

Na linguagem contábil e financeira, o caixa de uma empresa é a denominação dada a uma conta que registra os recursos financeiros disponíveis para movimento.

Nessa conta caixa, também chamada de fluxo de caixa, registram-se entradas e saídas de dinheiro.

A gestão financeira de uma empresa é fundamental  para seu sucesso, portanto, ter um planejamento e controle do fluxo de caixa é básico e indispensável.

Como fazer um fluxo de caixa mensal?

Basicamente para ser realizado um bom fluxo de caixa, é preciso ter, no mínimo, quatro categorias, conforme vemos abaixo:

Saldo Inicial – aqui é registrado todo o dinheiro disponível em caixa, ou seja, todo dinheiro livre para ser movimentado, considerando os saldos nas contas bancárias.

Entradas de caixa – aqui se registra toda a receita ou créditos vindo das vendas, recebimentos diversos, rendimentos e outros.

Saídas de caixa – nesse campo encontramos o lançamento de todas as despesas, sejam pequenas ou grandes.

Saldo Operacional – esse saldo é o resultado de Entradas menos as Saídas de caixa, gerando o capital de giro.

O que é uma planilha de fluxo de caixa?

A planilha de fluxo de caixa é uma planilha do excel, em que são inseridas as informações sobre as entradas e saídas de dinheiro da empresa.

Ela é uma ótima ferramenta de gerenciamento do saldo de operações do negócio, e faz o acompanhamento e o cálculo do fluxo de caixa.

Principais funcionalidades

Registro diário de lançamentos, sejam entradas ou saídas de dinheiro do negócio, e o cálculo mostrando o saldo inicial, e o atual.

Possibilidade de categorizar os lançamentos, permitindo visualizar as principais fontes de despesas e receitas.

A planilha de fluxo de caixa também é fundamental para que as contas estejam sempre positivas, permitindo assim o cumprimento dos compromissos com despesas, fornecedores, etc.

Ela possibilita a extração de demonstrativos por período, seja mensal, semestral ou anual, o que permite a avaliação do crescimento do negócio, e ajudar na tomada de decisões.

Com a planilha, é possível verificar todos os pagamentos, e também obter informações para analisar os investimentos da empresa.

Como fazer uma planilha de controle de caixa?

A planilha de controle de caixa é feita no excel, e nela devem constar basicamente os seguintes campos: entradas, saídas, saldo anterior e saldo atual.

Entradas

No campo de entradas, devem ser preenchidos todos os valores de previsão de vendas, pagamentos das vendas realizadas e outros recebimentos.

Após a relação das entradas, deve ter o campo “total das entradas”.

Saídas

Nesse campo devem estar relacionadas todas as despesas da empresa. Desde pagamento de contas básicas como aluguel, energia elétrica, água, telefone, combustível e outras.

Além disso, inclui-se pagamentos de funcionários, retirada dos sócios, despesas de direitos trabalhistas, e despesas diversas.

Saldo anterior e atual

No campo de saldo anterior, ficam os valores disponíveis antes do pagamento das despesas.

Em saldo atual, as despesas são reduzidas do saldo anterior e disponíveis para serem feitas avaliações e projeções dos valores que a empresa terá à disposição.

Mudança da planilha para um sistema de gestão

Porém, com o crescimento do negócio, vai chegar o momento em que será necessário transferir as informações da planilha de fluxo de caixa, para um sistema de gestão.

Dessa forma, é possível acompanhar de forma mais apurada os valores de entrada e saída, evitando erros de controle do caixa, e a baixa produtividade dos responsáveis por alimentar a planilha.

Além de economizar também, o tempo gasto em uma tarefa dispendiosa, e automatizar esse processo.

Fontes: Facilite; Rede Jornal Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *