A profissão de Contador foi homenageada, nesta segunda-feira (25), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em Brasília. A solenidade tinha por objetivo valorizar os profissionais, relembrando o Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro, por ter sido criado, nesta data, em 1945, o Curso de Ciências Contábeis. No evento, também aconteceu a assinatura de um protocolo de intenções, entre a Câmara e o Conselho Regional de Contabilidade do DF (CRCDF), para confecção de cartilhas sobre os benefícios fiscais de doações aos fundos do direito da criança e do adolescente, e ao fundo do idoso.

Idealizado pelo deputado distrital Robério Negreiros, o evento contou com a participação da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Lucélia Lecheta, e do presidente do CRCDF, Adriano Marrocos. Além deles, também estavam presentes o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente; o secretário de estado da Secretaria da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão do DF (SEFP/DF), André Clemente; o presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do DF (Sescon-DF), Marco Aurélio Sá; o presidente do sindicato de contabilistas de Brasília (Sindiconta – DF), Marcello Moreira; e o contador-geral adjunto da Subsecretaria de Contabilidade do GDF, José Luiz Marques Barreto.

Representando o presidente do CFC, Zulmir Breda, a vice-presidente da instituição, Lucélia Lecheta, destacou em seu discurso a importância do profissional da contabilidade como um ser tecnológico e humano, de perfil íntegro e versátil, capaz de contribuir decisivamente para o bem-estar de nossa sociedade como um cientista de dados. “O profissional pode estar assegurado de que suas habilidades e capacidade analítica são insubstituíveis. Assim, a atualização de conhecimentos é imprescindível para que o profissional não fique para trás”, enfatizou Lucélia.

O presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, reforçou a necessidade de capacitação. Durante a sua fala, disse que os contadores são agentes de transformação e que um grande projeto com o Sebrae foi iniciado para oferecer, ao longo do ano de 2020, capacitações para profissionais de contabilidade da área privada. “Estamos trazendo uma carta de extensões e esperamos que isso seja um fator modificador para profissionais do DF”, ressaltou. Além disso, Marrocos também pediu apoio da Câmara para projetos que beneficiem a classe contábil.

O deputado Robério Negreiros afirmou que a Contabilidade, ao longo do tempo, se adaptou às novas necessidades e aos seus usuários, bem como ao surgimento de novos instrumentos e conhecimento que possibilitaram que a ciência fosse enxergada como é conhecida hoje. “O contador tem e sempre terá um papel de destaque de desenvolvimento e econômico no mundo devendo ser reconhecido e valorizado por isso”, disse agradecendo.

Em complemento, o secretário da SEFP/DF, André Clemente, também reforçou o papel do contador. Afirmou que “não poderia deixar de homenagear tão importante categoria que, no âmbito público e privado, tanto colabora com o registro dos fatos, transparência, conhecimento dos números e dá tanto suporte dá a nossas finanças públicas e nossa economia”.

Durante o evento, foi assinado um protocolo de intenções para que o CRC-DF construa uma cartilha que informe a população sobre os benefícios de doações aos fundos do direito da criança e do adolescente, e ao fundo do idoso. A ideia é que o número delas cresça no momento de declaração do Imposto de Renda. Dessa forma o CRC-DF ficaria responsável pela elaboração da cartilha e a Câmara Legislativa do DF pelos custos de reprodução do material.

O presidente da CLDF, Rafael Prudente, ressaltou o seu contentamento em assinar o protocolo de intenções para a realização dessa ação. Ele agradeceu especialmente à classe contábil por essa contribuição. “Tenho certeza de que o trabalho de orientação dos contadores é essencial para que a arrecadação desses fundos cresça, por meio de doações. Esperamos ver em um futuro próximo, obras e convênios para atender à população do DF, em especial, crianças e idosos, como resultado dessa parceria”, disse.

Fonte: CFC