Quem Somos

hh

A Federação dos Contabilistas do Paraná – Fecopar batalha em defesa da classe contábil e da sociedade, como a luta pela desburocratização dos serviços de abertura de empresas e combate as exigências fiscais, a simplificação dos tributos e redução da carga tributária, participando constantemente de reuniões com representantes do governo. Promove ainda o maior evento esportivo de profissionais liberais do país (Jogos dos Contabilistas do Paraná – Jocopar) e representa os 17 sindicatos de contabilistas existentes no estado além de defender à lei da contribuição sindical como pressupostos ao fortalecimento e valorização da classe contábil.

A Fecopar é uma entidade sindical de grau superior, integrante do 11º Grupo da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL). Foi fundada, no dia 15 de novembro de 1.980, em Assembléia Geral, realizada, em Curitiba-PR, na Rua José Loureiro, 133, 5º andar, conjuntos 508/513, endereço da primeira sede.

“Não podemos esquecer jamais que as grandes conquistas dos contabilistas brasileiros só foram possíveis porque, lá atrás, houve quem se preocupasse em criar entidades de defesa da classe”, afirma o atual presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio.

Fundação
Foram fundadores da Fecopar Gedião Túlio, Paulo Domingues de Assis, Lourival Camargo dos Santos, Walter Diedrichs, Décio Mertz, Adão Loureiro, Kiyti Hatori, Dinoh Eundsinski, José Darcy dos Santos, Jair Lombardo, Eloi Nunes Ferreira, José Carlos Madalozzo, Mauro Conchesso de Vitro, Walter Hey, José Gomes Ferreira, justamente os componentes da primeira diretoria, presidida por Gedião Túlio e que cumpriu o mandato de 1980 a 1982.

A segunda diretoria foi presidida por Paulo Domingues de Assis, gestão 1982/1985. Kiyti Hatori respondeu pelas gestões de 1985 a 1988/ 1988 a 1991, Expedito Barbosa Martins de 1991 a 1994, Edson Sadao Imoto de 1994 a 1996, Altevir Burbello de 1997 a 2002, Antônio Carlos Doro de 2002 a 2007. O atual presidente, Divanzir Chiminacio, foi reeleito em 2010 e ficará a frente da Fecopar até 2013.

Participaram da assembleia como entidades fundadoras o Sindicato dos Contabilistas do Estado do Paraná (hoje Sindicato dos Contabilistas de Curitiba), Sindicato dos Contabilistas de Londrina, Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa, Sindicato dos Contabilistas de Cascavel, Sindicato dos Contabilistas de Maringá e o Sindicato dos Contabilistas de Paranavaí, que naquele momento estava em constituição.

A Carta Sindical da federação – documento, na época, obrigatório para que uma entidade sindical pudesse funcionar – foi expedida em 29 de dezembro de 1.981, pelo Ministério do Trabalho.

Deixe uma resposta