TCU realiza pesquisa sobre ambiente tributário brasileiro

O Tribunal de Contas da União (TCU) está realizando uma pesquisa para identificar as principais burocracias e riscos envolvidos nos procedimentos de preparação, declaração e recolhimento de tributos federais no Brasil. O trabalho baseia-se no relatório do Banco Mundial “Doing Business 2018”, em que o Brasil ocupa a 184ª colocação, em um ranking de 190 nações, no que diz respeito ao tempo demandado para satisfazer todas as obrigações tributárias. Segundo o Banco Mundial, no Brasil, as empresas gastam 1.958 horas por ano para cumprí-las.

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) está apoiando a iniciativa, disponibilizando o link da pesquisa e divulgando-a em suas redes sociais e demais meios de comunicação, a fim de estimular a classe contábil paranaense a manifestar suas opiniões dar sua contribuição para ajudar a reduzir a burocracia e simplificar o trabalho do profissional da contabilidade.

Se você é contador e lida diariamente com questões tributárias, acesse a pesquisa até 31 de agosto e responda. Leva apenas 5 minutos. CLIQUE AQUI. O TCU agradece e destaca que essa é uma oportunidade para o setor produtivo expor sua visão quanto ao ambiente tributário, suas fragilidades e gargalos, o que pode vir a subsidiar futuras ações para mudar essa realidade.

Fonte: CRCPR