Novos servidores da Jucepar participam de treinamento em Curitiba

Os 53 novos servidores da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciaram oficialmente suas atividades na autarquia no último dia 5. Eles foram recepcionados no prédio que abrigará o Centro de Documentação do órgão pelo secretário da Administração e da Previdência, Fernando Ghignone, e pelo presidente da Jucepar, Ardisson Akel.

Com o intuito de prepará-los para as funções que serão desempenhadas, a equipe da Jucepar iniciou um treinamento, reforçando o papel estratégico que a entidade desempenha. “Recebemos o desafio de diminuir as burocracias para abrir ou fechar uma empresa no Paraná e, desde então, transformamos a Jucepar na porta única de entrada dos registros empresariais no Estado, sendo a integradora estadual de todos os órgãos reguladores e licenciadores das empresas paranaenses”, explicou Akel, durante a recepção.

Segundo ele, ao mesmo tempo em que isso agilizou os processos – antes uma empresa chegava a demorar mais de um mês para ser aberta e hoje o registro é feito em até cinco dias úteis -, o quadro funcional ficou sobrecarregado. “A equipe da Junta sempre foi enxuta e polivalente. Pela primeira vez em 125 anos de história foi realizado um concurso público para o quadro funcional próprio da Jucepar. Estamos animados com a melhoria de nossos serviços”, salientou.

AJUSTE – Para o secretário da Administração e da Previdência, Fernando Ghignone, a realização do concurso público só foi possível graças às medidas de ajuste fiscais adotadas pelo governador Beto Richa. “Isso fez com que hoje o Paraná seja um estado diferente dos demais. Tem suas contas em dia, está com obras, todas as empresas passaram a se oxigenar e a se desenvolver”, afirmou.

O secretário ressaltou o trabalho que a Junta Comercial tem feito nos últimos anos, facilitando a vida de empresários de Curitiba e do interior. “Hoje, essa instituição centenária e tão importante para o desenvolvimento do Paraná ganha um reforço que vai fazer a diferença”, salientou. “Estamos vivendo um momento virtuoso de trazer para dentro do Estado do Paraná gente jovem como esses que hoje aqui estão chegando.”

TREINAMENTO – Os novos servidores ficam em treinamento até a semana corrente e, em seguida, começam a atuar em vários setores: Relatoria de Processos, Procuradoria, atendimento do SAC e Análise de Processos, além de dar apoio e suporte aos 65 escritórios regionais do Estado.

Durante o treinamento, os servidores conhecerão os procedimentos, processos e serviços prestados pelo órgão, além de aprender, em detalhes, o funcionamento do Empresa Fácil Paraná, coordenado pela Junta Comercial e que reúne, em uma única plataforma, os sistemas de diferentes órgãos reguladores e licenciadores de empresas do Paraná.

Esse sistema simplificou a abertura, alteração ou fechamento de empresa no Estado. Atualmente, estão integrados à Junta Comercial 213 prefeituras, além da Receita Federal, Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente e a OAB-PR.

Fonte: Jucepar