Feconbras participa de audiência no Conselho Federal de Contabilidade

A União das Federações Contábeis do Brasil (Feconbras) foi apresentada em audiência no dia 22 de março em Brasília ao CFC pelo seu presidente Tadeu Oneda. Também estavam presentes em nome da FECONBRAS os presidentes das Federações: Divanzir Chiminacio (PR), Renato Pavione (MG) e Manoel de Oliveira Maia (SP). Representando o CFC participaram o presidente Zulmir Ivânio Breda e os vice-presidentes Sérgio Faraco e Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

A Feconbras é uma entidade de articulação na esfera governamental e privada, que proporciona apoio técnico na busca de soluções aos profissionais da Contabilidade para sua atuação, sendo figura representativa da classe no cenário socioeconômico do país.

Na audiência em questão, a Feconbras manifestou preocupação diante do Projeto de Lei que regulamenta as atribuições dos profissionais da Contabilidade, visto o número de estudantes e auxiliares que hoje estão exercendo parte das funções.

“A qualificação do profissional é essencial”, afirmou o presidente Tadeu Oneda”. Dentro dessa linha, foi sugerida a criação de um programa de auxílio aos recém-formados, além de uma espécie de Curso Técnico em Escrituração Fiscal Contábil, o que iria proporcionar aos jovens a oportunidade de ingressar no “mundo dos números” já em seu primeiro emprego, se direcionando futuramente para o curso superior.

Outros assuntos de relevância também foram discutidos, com destaque para a preocupação do presidente do CFC, Zulmir Breda, com o alto índice de reprovação nos exames de suficiência.

O presidente tranquilizou ainda que vários problemas enfrentados pela categoria já são alvo de intensas discussões dentro da instituição.

Finalizando o encontro, foi entregue convite para que o Conselho Federal de Contabilidade participe do Jogos dos Contabilistas Brasileiros (Jocobras), que acontecerá dos dias 31 de maio a 02 de junho deste ano, em Jaraguá do Sul/SC. O Estado Catarinense também será palco do Congresso Brasileiro de Contabilidade em 2020, tendo como cidade sede Balneário Camboriú.

Outra boa notícia é que o CFC tem planos para reedição da Comissão Intersindical, que tem como composição todos os presidentes de federações dos profissionais da contabilidade do Brasil, o que é essencial para a perfeita sintonia entre as entidades sindicais e os conselhos regionais de contabilidade espalhados em todo o país.

A Feconbras agradece a receptividade e espera, em breve, se reunir novamente para dar sequência aos projetos e ideias discutidas entre as entidades.

Fonte: Fecopar