CRCPR e ACCPR firmam acordo para descontos em cursos que pontuam para a EPC

Com o intuito de oferecer mais opções de cursos que pontuam para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) firmou um convênio com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) por meio do qual os profissionais da contabilidade com registro ativo e situação regular junto ao órgão no Paraná terão direito a descontos nos cursos promovidos pela Academia.

Segundo a presidente da ACCPR, Nilva Amalia Pasetto, o conteúdo e a estrutura dos cursos serão fornecidos por uma empresa especializada, que se encarregará da logística e da disponibilização de um palestrante de renome no mercado contábil. “O conteúdo dos cursos contará sempre com a chancela da ACCPR, assegurando que os participantes tenham acesso a informação atualizada e de qualidade”, assegura Nilva.

Comitê Gestor aprova reformulação em calendário do eSocial

O Comitê Gestor do eSocial decidiu na tarde desta terça-feira (19/06) aprovar a reformulação do calendário de implementação do módulo eSocial. A medida atendeu ao pedido da Fenacon, em conjunto com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Sebrae, que ontem a estiveram mais cedo reunidos com o Subsecretário Substituto de Fiscalização da Receita Federal do Brasil (RFB), Francisco Assis de Oliveira Júnior e o assessor especial para o eSocial, Altemir Linhares de Melo.

Na ocasião, as entidades entregaram ofício conjunto solicitando que as empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões sejam incluídas no eSocial em caráter obrigatório a partir da 3ª fase do programa.

Palestras da videoconferência “eSocial: chegou a hora!” já estão disponíveis no Temas Contábeis em Debate

Com um público de mais de 1800 pessoas – cerca de 900 no auditório Mario de Mari, no Centro de Eventos Sistema Fiep, em Curitiba, e outras 900 divididas entre as demais 23 cidades para onde o evento foi transmitido – as palestras da a videoconferência “eSocial: chegou a hora!”, ministradas pelos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil Altemir Linhares de Melo, Marcos Antônio Salustiano da Silva e Samuel Kruger, já estão disponíveis no canal de vídeos do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), o Temas Contábeis em Debate.

Assim, quem não conseguiu participar no dia 7, ou quem participou e quer tirar dúvidas, pode acessar os três vídeos direto do seu computador, tablet ou celular terá acesso às informações mais atualizadas sobre o eSocial – cuja obrigatoriedade se estenderá para todas as empresas no início de julho -, vindas de profissionais da Receita que estiveram diretamente envolvidos em todo o seu processo de desenvolvimento e implantação.

Vagas esgotadas para a palestra sobre EFD – Reinf

Estão esgotadas as vagas para a palestra EFD- Reinf Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Informações Fiscais, que acontece no próximo dia 27 de junho. O evento ocorrerá no auditório da sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba, e será gravado e divulgado posteriormente no canal do CRCPR: “Temas Contábeis em Debate”.

A palestra é destinada a contadores com registro regular no CRCPR, funcionários de escritórios de contabilidade e estudantes de Ciências Contábeis. Parceria entre CRCPR e Receita Federal do Brasil, será ministrada pelo contador Marco Antonio Salustiano da Silva, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, desde 2013, sustentador do eSocial e da EFD-Reinf na 9ª Região Fiscal (Paraná e Santa Catarina).

Evento que anunciará integração da Prefeitura de Curitiba ao Empresa Fácil Paraná foi adiado para 26 de junho

A Prefeitura de Curitiba adiou o evento “Seminário REDESim – Transparência do CNPJ para a JUCEPAR” que anunciará oficialmente a integração do município ao Empresa Fácil Paraná, em virtude dos prazos para os testes de homologação na Receita Federal. A nova data é 26 de julho, quinta-feira, às 14h30. As inscrições já podem ser feitas no site do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), clicando aqui .

O objetivo é esclarecer à classe contábil sobre o andamento dos processos após a transferência do CNPJ para a Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR) e a implementação da integração dos órgãos de vistoria municipais (Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Saúde) com o sistema Empresa Fácil.