Academia Empresa Fácil conclui ciclo de seminários pelo Estado

A Academia Empresa Fácil concluiu nesta quinta-feira, 18, em Maringá, um ciclo de treinamentos de relatores e usuários do sistema Empresa Fácil da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).

Segundo o vice-presidente do SESCAP-PR e vogal da Jucepar, Gilson Strechar, desde o dia 17 de julho foram treinados mais de 1.500 usuários e empresários contábeis nas cidades Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Londrina e Maringá.

O seminário teve como foco o debate sobre as instruções normativas do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), bem como unificar os procedimentos entre os vogais na análise de documentos dos usuários.

Receita vai premiar empresas boas pagadoras de impostos

A Receita Federal implementará um programa para premiar empresas que são boas pagadoras de impostos, dando prioridade a suas restituições, crédito tributário e atendimento.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (18), o órgão informou que abriu uma consulta pública para receber opiniões sobre o programa, batizado de Pró-Conformidade, até o dia 31 de outubro.

De acordo com o órgão, os contribuintes serão classificados em três categorias, A, B ou C, dependendo do grau de risco que representam para a Receita Federal.

Vem aí o 3º Seminário Jovens Lideranças Contábeis

Estudantes de Ciências Contábeis de todo o Paraná e jovens profissionais contábeis podem reservar a manhã do sábado,10 de novembro, para trocar ideias com gente que está trilhando caminhos inovadores em suas carreiras, no 3º Seminário Jovens Lideranças Contábeis do Paraná. O evento, promovido pela Comissão Estadual do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil (CRCPR Jovem) e pela Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), acontecerá das 9h30 às 13h30 e tem o objetivo de promover networking e encontrar caminhos para construir uma carreira de sucesso em um mundo cada vez mais tecnológico e virtual.

As atividades começam com a palestra Importância da Comunicação e do Marketing Digital para o Contador, e será ministrada por Bruna Rauen, jovem contadora e empresária, representante da região Sudeste na Comissão de Jovens Lideranças Contábeis do CFC. Digital influencer, sócia de um escritório contábil em Belo Horizonte e do maior canal de internet do segmento (Vida de Contador), ela apresentará o case Vida de Contador, destacando a importância da comunicação e marketing para início na carreira contábil. Entre os tópicos da palestra, ela abordará desde a elaboração de um currículo inovador, até etiqueta nas redes sociais e áreas de atuação do contador no mercado atual.

74% dos contadores acreditam que tecnologia vai influenciar na mudança completa da profissão em 10 anos

Várias profissões estão na berlinda tecnológica, mas uma especial deve sofrer forte impacto já nos próximos anos. Pesquisa feita pela Thomson Reuters com contadores mostra que 74% deles acreditam que sua profissão mudará por completo nos próximos dez anos, por conta dos frequentes avanços das tecnologias, somadas às constantes mudanças regulamentares que este setor tem sofrido mundialmente.

Feito com a participação de 300 profissionais ativos no mercado, o levantamento afirma que os principais impactos neste setor serão na tecnologia, automação e no conhecimento.

Empresa do Simples tem até final do mês para pagar entrada do Pert

Os empresários do Simples Nacional, juntamente com os Microempreendedores Individuais (MEI), têm até o final desse mês de outubro para realizarem o pagamento do valor de entrada que garante acesso aos benefícios do Programa Especial de Regularização Tributária (Pert).

Esse prazo vale para os empresários que aderiram ao programa em junho. Para aqueles que fizeram a negociação em julho, o valor deve ser pago até o final de novembro.

O Pert exige o pagamento de 5% do valor da dívida original como entrada, fatia que pode ser quitada em até cinco parcelas mensais e sucessivas.