Enquanto isso no STF…

Sobre a recente censura à imprensa, ministro Alexandre de Moraes afirma que não se pode prejudicar a honra de uma pessoa. (Clique aqui)

Inquérito para apurar fake news e ofensas contra o STF mira graves ameaças feitas, inclusive, na deep web, afirma ministro Alexandre de Moraes. (Clique aqui)

Para Gilmar Mendes, matéria “Amigo do amigo do meu pai” é tentativa de descredenciar STF. (Clique aqui)

Sobre o inquérito que apura fake news contra o STF, ministro Sergio Moro considera “salutar” decisão de Moraes que revogou censura. (Clique aqui)

Ministro Gilmar Mendes afirma que vazamento de informações sigilosas causado por agente público é crime e precisa ser tratado com a devida seriedade. (Clique aqui)

Fonte: Migalhas

Exportações brasileiras de carne suína terão aumento de 6%

Grande parte da demanda mundial deve ser puxada pela China, que vem sendo afetada pela peste suína africana

As perspectivas mostram um cenário positivo para a suinocultura brasileira. Durante reunião da Comissão Técnica de Suinocultura da Federação de Agricultura do Paraná (Faep), especialistas destacaram que a produção seja 6% maior neste ano, com exportações em maior ritmo, totalizando 900 mil toneladas.

“Temos que ficar de olho a alguns fatores internos, como a possibilidade de haver greve de caminhoneiros; e a fatores externos. Mas as perspectivas são muito positivas para o Brasil”, disse o consultor Matheus Andrade.

Novo Cadastro Positivo pode beneficiar cerca de 7,5 milhões de consumidores no PR

Mais de 7,5 milhões de paranaenses, número que representa 89% da população adulta do estado, podem ser beneficiados com o novo cadastro positivo, sancionado este mês pelo presidente Jair Bolsonaro. No Brasil, o número chega a 137 milhões de consumidores que poderão ter mais facilidade de conseguir crédito junto a instituições financeiras ou fazer compras a prazo, por exemplo. Os dados fazem parte de um estudo elaborado pela Serasa Experian. 

Pela nova lei, passa a ser automática a inclusão de bons pagadores no cadastro positivo. Isso vale tanto para pessoas físicas quanto para empresas. O cadastro, uma espécie de currículo financeiro, reúne informações sobre pagamentos em dia e empréstimos quitados.

Segundo o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Serasa Experian, Julien Dutra, as informações dos consumidores vão ser resumidas em um único dado.
 

Controladoria e Junta Comercial garantem mais transparência

Órgãos do Governo Estadual firmaram termo de cooperação técnica para garantir o aprimoramento e a adoção de inteligência nas avalições e análises conduzidas pelo Observatório da Despesa Pública

A Controladoria Geral do Estado e a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) firmaram, no dia 25 de março, um termo de cooperação técnica que garantirá o aprimoramento e a adoção de inteligência nas avalições e análises conduzidas pelo Observatório da Despesa Pública (ODP) Paraná e dará maior efetividade à cessão de informações à Controladoria.


Com o termo de cooperação, a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) passa a acessar e disponibilizar as informações das bases de dados dos sistemas de responsabilidade da Jucepar, para que o Observatório Paraná faça o cruzamento com outras bases de dados do Poder Executivo Estadual, permitindo a identificação de situações atípicas em áreas sensíveis da administração pública.