O Jocopar está chegando!

Feliz Dia do Contador!

Palestra na Unicentro, de Guarapuava aborda mercado e perspectivas da profissão

O auditório da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, foi palco da apresentação da ex-presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, para estudantes do curso de Ciências Contábeis do Campus Santa Cruz, em Guarapuava, no último dia 19 de setembro, durante o XXIV Ciclo de Estudos Contábeis.

Lucelia iniciou a apresentação com um panorama da profissão mostrando que o número de contadores já é bem maior do que o de técnicos no país (65,8%), mas que no Paraná essa diferença é ainda maior: os bacharéis em Ciências Contábeis já são 73% no estado.

A seguir, mostrou um retrato do Brasil de hoje, em que, apesar de tantas mazelas, a palavra do momento é ética, seja nas pequenas coisas, no dia a dia da profissão ou nos relacionamentos. Amparada por sua ampla experiência como profissional contábil e como militante nas entidades do setor, passou aos estudantes algumas dicas sobre o que fazer para atravessar os momentos de crise como o que vivemos atualmente, destacando a antecipação de soluções para os clientes, e o aproveitamento de oportunidades na área de compliance e governança nas empresas. “O grande desafio das empresas brasileiras é melhorar a eficiência, em meio a este cenário caótico de leis, normas, burocracia, corrupção e dificuldades econômicas, que minam a competitividade. Para atravessar essa tormenta, cabe ao contador ajudar o empresário a ajustar as velas”, disse.

Palestra do CRCPR na Unioeste, em Cascavel, reúne mais de 600 estudantes

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn, apresentou na última quarta-feira (20), no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, a palestra “O profissional da Contabilidade e o novo Brasil!” para uma plateia de mais de 600 estudantes de Ciências Contábeis, no âmbito da XVII Jornada de Estudos Contábeis.

Elizangela falou sobre as grandes oportunidades de trabalho que o mercado apresenta para os profissionais de Ciências Contábeis no atual cenário do país. “Nos últimos anos, nossa profissão passou por uma verdadeira revolução, impulsionada pela tecnologia. Os novos sistemas implantados pelos órgãos de arrecadação e fiscalização do governo deixam pouco espaço para o trabalho manual que se fazia antigamente nos escritórios contábeis. No entanto, as leis e normas estão mudando constantemente e, para prestar um serviço de qualidade, o profissional contábil precisa estar sempre atualizado. É uma profissão que traz muitas oportunidades, mas que requer que a gente esteja sempre estudando e se renovando”, disse.

Microempresas pedem redução de burocracia

A burocracia enfrentada pelos empreendedores brasileiros foi criticada, nesta segunda-feira (19), em audiência pública da comissão especial que analisa projeto que limita a aplicação da substituição tributária nas operações de micro e pequenas empresas (PLP 341/17).

O diretor-geral da Endeavor Brasil, Juliano Seabra, destacou os obstáculos enfrentados pelo empreendedor. “O empreendedor tem que se adaptar aos processos públicos, e não o contrário, e isso que faz, na pior das consequências, com que as empresas cresçam menos.”

O PLP 341/17, do deputado Jorginho Mello (PR-SC), limita em 3,95% a alíquota do ICMS incidente sobre produtos sujeitos à substituição tributária adquiridos por microempresas (ME) e por empresas de pequeno porte (EPP) enquadradas no Simples Nacional.

Conselheiro do CRCPR destaca valores éticos em comemoração ao dia do contador

O conselheiro do CRCPR e vice-coordenador da Comissão de Educação Profissional Continuada, Roberto Aparecido Santos, participou de evento que comemorou o dia do administrador e do contador, organizado pela Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), na cidade de Marechal Cândido Rondon, na noite de segunda-feira (18). Também participaram da comemoração professores e coordenadores dos cursos de ciências contábeis e administração da Falurb, e o delegado do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRAPR), Douglas Roesler.

O evento reuniu alunos e profissionais das áreas homenageadas para discutir a importância do administrador e contador competentes e éticos na gestão pública. Roberto, que também é integrante da Câmara de Ética e Disciplina do CRCPR, ressaltou o papel do profissional da contabilidade de forma íntegra e correta junto às instituições públicas, em reflexão com o ex-prefeito de Quatro Pontes, Paulo Fey, e o ex-prefeito de Nova Santa Rosa, Roberto Fernandes.