Aberto o prazo para envio das declarações da Rais

Começou nesta segunda-feira (18) o período para entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018. O preenchimento e envio desse documento é obrigatório para todos os estabelecimentos dos setores público e privado, inclusive para aqueles que não registraram vínculos empregatícios no exercício. O prazo final é 5 de abril.

A Rais é a fonte de informação mais completa sobre empregadores e trabalhadores formais no Brasil. Nela constam dados como o número de empresas, em que municípios estão localizadas, o ramo de atividade e a quantidade de empregados. Ela também informa quem são os trabalhadores brasileiros, em que ocupações estão, quanto ganham e qual o tipo de vínculo que possuem com as empresas.

E-mail falso em nome da Receita Federal volta a circular

Um falso e-mail em nome da Receita Federal voltou a circular na internet logo após a liberação de mais um lote de restituições residuais multiexercício (declarações de 2008 a 2018), na semana passada. Segundo o Fisco, a mensagem emitida por golpistas informa que o destinatário está na malha fiscal e indica um link que supostamente levaria a um relatório sobre a situação do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2018.

A Receita Federal reafirma que não envia mensagens eletrônicas a seus contribuintes para informar se a declaração do cidadão está ou não na malha fina. O órgão também não autoriza outras instituições a enviar e-mails em seu nome.

Em um mês, Paraná abre mais de 16 mil novas empresas

Ao longo do mês de janeiro, o Paraná viu abrirem 16.168 novos negócios. Os dados são do Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de negócios, que identificou a abertura de mais de 259 mil empresas em todo o País no período. O Paraná aparece em quarto lugar no ranking de estados com mais empresas abertas, atrás apenas de São Paulo (76.775), Minas Gerais (30.643) e Rio de Janeiro (26.034).

No Paraná segue liderando o comércio de vestuário, com 913 estabelecimentos abertos só no mês de janeiro de 2019. “O Paraná é um estado muito ligado ao setor têxtil e, a exemplo de anos anteriores, segue a tendência de investir em lojas de vestuário e acessórios”, pontua o diretor do Empresômetro, Otávio Amaral.

Três oportunidades tecnológicas para contadores em 2019

Inteligência artificial e blockchain podem ter atraído a maior parte das notícias de tecnologia nos últimos anos, mas a realidade é que a introdução e os efeitos dessas tecnologias continuarão a se desenvolver a longo prazo. Entre o hype e a realidade, os impulsionadores funcionais da mudança tecnológica nem sempre são óbvios.

Se você trabalha no setor público ou privado, como colaborador de uma empresa pequena ou grande, é provável que seu trabalho esteja evoluindo como resultado de novas tecnologias e inovações.

No início de 2019, verificamos três oportunidades de tecnologia para profissionais de finanças e contabilidade.

eSocial já conta com mais de 50% dos trabalhadores cadastrados

Nesta sexta-feira (15) o eSocial alcançou a marca de 24 milhões de trabalhadores cadastrados na nova plataforma, isso representa mais de 50% do total de 46 milhões de cadastros esperados.

A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente, substituindo, dessa forma, até 15 obrigações periódicas para os empregadores brasileiros.

O primeiro grupo de empregadores, constituído por 13 mil grandes empresas e 11,5 milhões de trabalhadores, já completou o processo de migração para o novo sistema.